domingo, 16 de janeiro de 2011

Conexão 3G, vale a pena?

As operadoras de telefonia móvel sempre divulgam comerciais oferecendo conexões de 1, 3, 5, 7 MB...
A maioria dos consumidores que contratam estes planos ficam um tanto frustrados, pois geralmente não atinge nem a metade da velocidade anunciada, isto por que, a rede 3G só está disponível nos grandes centros urbanos e nem sempre são estáveis.
Fatores como sobre carga da rede (muitos usuários usando a rede), sinal de baixa intensidade e locais onde a rede fica alternando entre 3G e GSM, fazem com que a conexão seja frustrante.
Se você estiver disposto a contratar um plano de dados, seja para acessar a internet via celular, ou computador, leve em conta os critérios:

* Tenha certeza de que a operadora possui cobertura 3G de boa intensidade onde você for usar.
* Evite planos limitados, pois é difícil controlar os dados que você vai usar (os downloads agradecem).
* Conexões mais lentas do que o anunciado e planos ditos ilimitados que prevêem redução de velocidade após certa quantidade de dados trafegados: essas são algumas das práticas ilegais cometidas pelas operadoras de telefonia móvel na oferta de conexões 3G, eles sempre reduzem a velocidade depois de certo uso.

Ciente disto, compre o plano e seja feliz (ou não).
Nos últimos meses, operadoras como a Tim e Vivo estão oferecendo pacote de dados em planos pré pagos, na Tim por exemplo, você paga 50 centavos e usa quanto quiser! Tanto no PC ou no celular e a velocidade depende do uso da rede, eu particularmente, já consegui atingir 1 MB.
Mas lembre-se! Estas maravilhas são promoções e não planos definitivos, ou seja, isto poderá acabar a qualquer momento, deixando todos na mão.

Cada caso é um caso, mas geralmente, planos via linha telefônica ADSL são mais baratos e são bem mais estáveis, na GVT em Curitiba por exemplo, 5 MB custa apenas 49,90!

E você? Acredita que a conexão 3G no Brasil está madura o suficiente? Você usa e está satisfeito? Comente!

2 comentários:

  1. Eu uso, porém deixou de ser satisfatória.
    A Tim, assim como as outras operadoras não estão preparadas pra uma grande quantidade de cliente 3G.
    É como se fosse uma rede de 1Mbps compartilhado com 10 pessoas. É terrível.
    E depois que surgiram essas ofertas relâmpagos de menos de R$ 1,00 ficar conectado o dia todo é que a conectividade piorou! Não citando das vezes que chove e o sinal vai à zero!
    Pra se conectar tranquilo, dando sorte, só de madrugada.

    No mais, me satisfaz, pois eu é quem exploro a operadora, e não o contrário.
    Sempre procuro uma alternativa de extrair o máximo possível da conexão, seja com gerenciadores de download, P2P, Torrent ou simplesmente conectando e desconectando a té ter um IP mais "estável" e com mais velocidade no tráfego de dados.

    ResponderExcluir
  2. aki em pesqueira-PE nem tem coneçao 3g ¬¬

    ResponderExcluir