segunda-feira, 21 de junho de 2010

iPhone 4

O novo Iphone me surpreendeu primeiramente por sua tela, ela tem a maior resolução já criada num celular, 960x640, tendo segundo o marketing da em presa mais pixels do que o olho é capaz de acompanhar, fato que foi desmentido por engenheiros especialistas, o que não tira o mérito do excelente e ímpar visor e também pelo seu designer e finura do aparelho, que é o smartphone mais fino do mundo. Outro ponto importante do celular é a câmera frontal que não era presente nos outros modelos que possui qualidade VGA nas fotos, mas grava a 30 fps, mas o recurso chamado de FaceTime só funciona de Iphone 4 para outro do mesmo modelo frustrando a expectativa geral. Quanto à câmera eles aumentaram a resolução para 5 mpx e incluíram um flash led ao aparelho, o que em minha opinião é pouco frente aos flashs Xenon disponíveis no mercado, como no N8 e a resoluções como 12 mpx existentes em celulares como N8 e o Sony Ericsson Satio, mas como foco do celular sabemos que será seu hardware matador, assim como nas outras versões onde os aplicativos existentes usufruíam e tiravam tudo o que o potente hardware permitia. O processador do novo Iphone é um A4 que de acordo com pesquisas feitas pela UBM TechInsights é igual ao processador que integra o Samsung wave e o Samsung Galaxy S que opera na freqüência de 1GHZ e concluiu que ele é produzido pela Samsung o que não torna o processador do Iphone tão exclusivo assim, mas temos que levar em conta o número de programadores que irão usufruir desse processador e do demais hardware para desenvolver os mais diversos aplicativos que nesses outros celulares terão número bem inferior. Quanto à memória RAM o Iphone 4 tem 512 mb de memória RAM número que para fator de comparação é o dobro da memória do N8 que possui 256 mb de memória RAM. O celular possui um giroscópio de 3 eixos que junto ao acelerômetro possibilitará movimentação sob 6 eixos o que possibilitará o surgimento de muitos jogos e aplicativos baseados nesse conjunto.
Concluo pelo o que vi que o Iphone 4 mantém sua proposta original de arrasar em designer e no hardware hiper potente, para aproveitar o grande número de programadores dispostos à usufruir todo o potencial contido nesse super smartphone, vem pra brigar pelo topo sem sombra de dúvidas.
Lembrando novamente que esse artigo não visa ser um review sobre o Iphone 4 e sim informar as características mais importantes desse smartphone analisando alguns pontos relevantes.

Claudenor de Albuquerque

2 comentários:

  1. muito bom fico 10
    a cada postagem sobre aparelhos vc se supera
    parabéns !

    mais ae claudenor qual vc preferia ?
    apple iphone 4
    nokia n8
    Sony Ericsson Satio

    ResponderExcluir
  2. vkw aew cara pelo elogio...vc esqueceude colocar o htc evo e o samsung wave...eu ficaria com o iphone por causa do hardware...mas no geral pegaria o N8.

    ResponderExcluir