sexta-feira, 11 de junho de 2010

Opinião sobre o Nokia N8

Gostaria de deixar aqui minha opinião baseado nos dados contidos no site oficial da Nokia onde o N8 foi inserido com suas especificações. O conteúdo real do N8 confirmou muitos dos boatos que haviam sobre ele, sua câmera é muito poderosa e seu hardware bem promissor. O N8 vem com certeza como o concorrente mais forte do Iphone 4, sendo superior na maioria dos quesitos em minha opinião, apenas perdendo em aproveitamento de seu hardware na criação de aplicativos, já que a Loja da Apple é a maior de todas, com um conteúdo pra lá de diversificado e na resolução, que no Iphone é de 960x640 pixels, bem superior à do N8 que é a velha conhecida dos celulares touch da Nokia, a 640x360 pixels. O N8 vem com um apelo de jogos, som e câmera bem potente, devido aos vídeos divulgados dos jogos usando o processador de gráficos especial com OpenGL 2.0 que permite o uso de gráficos 3D, ao Dolby digital plus e a qualidade totalmente superior da câmera, de 12 mpx e do flash xênon.

Uma coisa que me surpreendeu foi o aplicativo Flash Lite 4.0 que já vai instalado e que promete a visualização de vídeos Flash 4.0 e suporte à Flash, algo que nos Nokias antigos dava muita dor de cabeça e era sujeito à perguntas de quase todos os novos usuários de Smartphones Nokia.

A entrada HDMI, o conector USB e o Bluetooth 3.0 com EDR são um capítulo à parte, dando no quesito conectividade do celular a vitória sobre a comparação com qualquer celular atual, são recursos inovadores que transformam o celular numa verdadeira central de mídia com grande qualidade na reprodução de áudio e vídeo.

Outro fator importante é que o celular tanto grava em HD na resolução de 720 p quanto reproduz vídeos nessa resolução, o que acabará com aquele problema de ter que converter vídeos com resolução superior para se adequar à qualidade de reprodução condizente à capacidade do celular.

Fazendo questão de ressaltar que esse artigo não tem objetivo de ser um review do N8 e sim ressaltar algumas inovações e recursos mais importantes ao meu ver sobre o aparelho.

Finalizando considero esse o maior lançamento de celulares previstos no mercado, creio que com esse celular, se ele não vier com ‘’bugs’’ ou defeitos de fábrica, conquistará uma fatia significativa do mercado de super Smartphones.


Claudenor de Albuquerque

28 comentários:

  1. Esse N8 vem para abrir um novo caminho para os smarts da Nokia assim como foi com o N95, espero que não saia por um preço absurdo.

    ResponderExcluir
  2. cara o preço está previsto para 2499 reais para chegar ao Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Parabens aee Claudenor!!!
    Mais um ótimo texto!

    Abraçoo

    ResponderExcluir
  4. vlw aew cara...sempre fica de olho que sexta feira eu tow postando aqui.

    ResponderExcluir
  5. Claudenor.

    Como sempre, um ótimo post e mais uma fonte de informação Útil àos usuários Nokia.

    Parabéns pelo post.

    P.S.
    Quero um desse!!! Mas só tenho quando durmo.
    quando tô acordado, tenho que me contentar mesmo com o 5530... hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse texto!Talvez o N8 seja meu proximo celular !!!

    ResponderExcluir
  7. eu tb cara...longe das minhas atuais condições financeiras huahuahuauha
    terei que me contentar por um bom tempo o 5530 huahuahua

    ResponderExcluir
  8. Po, tbm quero um desses...
    tem uma saida, trazer de fora, da uns mil reais sem taxa, continua caro, mas bem mais barato que 2.499..

    ResponderExcluir
  9. com certeza de forma deve tá uns 1300 ou 1400 reais sem taxas de importação.

    ResponderExcluir
  10. 2499? não vale, sou mais ficar com meu 5230 mesmo. Sem noção esses preços absurdos.

    ResponderExcluir
  11. Analizando bem friamente... Eu até gostei do N8. Achei o hardware dele excelente. E só. Como já disse no FB e em diversos outros blogs, estamos precisando de software! Mais precisamente um SO que venha brigar com o Android e com o iOS 4! Me desculpem os Nokistas (sim, eu tb sou um Nokista!), mas o Syambian já deu o que tinha que dar. O ^3 é um velho conhecido, mas turbinado. Me admiro a Nokia, a maior fabricante de celulares do mundo, ficar atrás desta corrida. E de boa, tudo o que o N8 faz, outros fazem tb... Eu quero algo novo! Algo que eu diga "caramba, isso é maneiro!", assim como a Apple fez com o lançamento do iPhone e com alguns lançamentos do Android. Quero sentir novamente tesão em ser Nokista!

    ResponderExcluir
  12. Concordo que falta hardware pra ele, mas o symbian roda muito bem com pouco hardware...concordo que o sistema operacional é manjado, quem sabe o Symbian^4 que creio ele possa ser instalado no N8 não melhore essa situação...a Nokia não é boba, devew tá preparando algo, para resgatar o mercado que vem perdendo.

    ResponderExcluir
  13. kkk, muito fraquinho a fonte de onde vc copiou e colou aqui! falta de criatividade

    ResponderExcluir
  14. Cara a fonte que usei foi o site oficial da Nokia, acho que nao existe informação mais oficial e correta que a que a prórpia Nokia expões...se vc nao gostou cara fique à vontade de procurar outro artigo na net para se informar.

    ResponderExcluir
  15. Claudenor, isso depende um pouco... No próprio site da Nokia, no celular 5530, há uma informação errada sobre a capacidade de gravação de vídeo. Lá, há a seguinte informação:
    - Gravação de vídeo em até 176 x 220 pixels (QCIF) e até 15 fps.

    E todos nós sabemos que isso não confere, uma vez que ele filma e VGA, em até 30pfs, conforme dito no site GSM Arena:
    - Video: Yes, VGA@30fps (verified)

    ´´E sempre bom dar uma conferida nos dados! Ok que o N8 ainda não está disponível pra tirarmos estas dúvidas, mas... rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. esqueceu de postar que o nokia n8 não roda videos em divX,a única coisa que a nokia pecou nesse aparelho

    ResponderExcluir
  17. Ele não tem codecs originais para reproduzir divx, mas talvez vao existir aplicativos para reprodução de divx.

    ResponderExcluir
  18. Não tem capacidade pra rodar Divx, ok... Só instalar um programa pra rodar! Isso é Symbian, né! Tem essa facilidade!

    ResponderExcluir
  19. claudenor, eu sei que posta toda sexta sobre aperelhos nokia e tals, seria legal uma comparação entre iphone 4 e nokia n8.

    ResponderExcluir
  20. INFORMAÇÕES POBRES E VAZIAS, ESSE CARA COPIOU ISSO MAS SO TEVE O TRABALHO DE COLAR AQUI, NEM REVISOU AS BESTEIRAS!

    ResponderExcluir
  21. cara muito obrigado estou aberto a criticas...se vc não gostou houverma muitos que gostaram, passar em outro lugar senao gostou.

    ResponderExcluir
  22. Vai ser um excelente smartphone se a Nokia não cagar no software como fez com o N97. Mesmo com que os bugs tenham sido resolvidos, quem apaga a péssima primeira imagem que o telefone deixou?

    ResponderExcluir
  23. é verdade concordo...talvez eles tenham aprendido com a suxcessão de erros que vinham cometendo, tomara que dessa vez eles tenham se dedicado bastante para aperfeiçoar o software dele, afinal ele é o primeiroc elular a ser lançado com o Symbian^3, então creio que no início apareçam alguns bugs.

    ResponderExcluir
  24. NOKIA N8 TELEFONE VAGA-LUME, ACENDE E APAGA, ACENDE E APAGA...ASSISTÊNCIA TÉCNICA HORRÍVEL...

    ResponderExcluir
  25. FUJAM DESTE TELEFONE E DESTA MARCA: NOKIA N8. NÃO OFERECEM A MÍNIMA ATENÇÃO, ACABEI DE DEIXAR NA ASSITÊNCIA TÉCNICA POR DUAS VEZES, TE DEVOLVEM O APARELHO, DEMONSTRO O PROBLEMA NA FRENTE DA FUNCIONÁRIA (APARELHO RELIGA SOZINHO) E ELA DIZ QUE NÃO PODE FAZER NADA...TELEFONE VAGA-LUME: LIGA E DESLIGA SOZINHO.....

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Concordo sobre problemas com assitencia tecnica, aqui em Salvador acreditem a autorizada nokia estava fechada, apos entrar em contato com o calcenter da nokia me mandaram eu contactar com a assistencia mais proxima que é recife!!!!!!!!!!!!!!imaginem uma metropole como salvador não tem uma autorizada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Nokia N8 é um telefone que possui o Sybian, decepcionante, o software é cheio de Bugs, além disso o encaixe onde vai o fone de ouvido não funciona direito, já desisti de ouvir rádio com ele. Pelo preço não vale a pena.

    ResponderExcluir