quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como e por que atualizar o software do aparelho?

Seu aparelho Nokia está reiniciando sozinho ou simplesmente travando?
Não se preocupe pois na maioria das vezes efetuando a atualização do software estes "bugs" são corrigidos.
Mas primeiramente vamos explicar o que realmente é o software do aparelho. Mais conhecido como Firmware é um conjunto de arquivos de sistema ocultos no aparelho que controlam todas as funções como: Câmera, Player de MP3, Visualização de imagens, Menus do aparelho, configurações etc...
Sem o Firmware o seu aparelho não iria funcionar, quando algum novo modelo de celular ou Smartphone é lançado juntamente é lançado um firmware diferente para cada modelo, mas como nada é perfeito sempre há alguns erros no firmware que só são descobertos quando o aparelho entra no mercado, os desenvolvedores de software sempre estão corrigindo estas falhas lançando novas atualizações.
Quando você atualiza seu aparelho primeiramente você percebe que os menus estão mais rápidos o aparelho não reinicia mais com tanta frequência e as vezes é acrescentado algum novo aplicativo ou função.
Mas antes de atualizar você tem que verificar se há atualizações disponiveis para o seu aparelho (para verificar clique aqui). Se você verificou e está disponivel alguma nova atualização siga as instruções abaixo:
*Efetue o download do Nokia Software Update aqui e instale em seu computador.
*Conecte seu aparelho ao computador e selecione o modo PC Suite.
*Abra o Nokia Software Update e siga as instruções do programa até a conclusão da atualização.

Alguns cuidados antes de iniciar a atualização: A bateria deve estar completamente carregada e o cabo USB não deve ser desconectado durante o processo, pois se isto acontecer seu aparelho é inutilizado (o software é corrompido). E lembre-se de não executar nenhum programa durante a atualização como o Firewall. Não atualize seu dispositivo durante uma tempestade pois se a energia eletrica acabar e o computador for desligado seu aparelho também é danificado.

ATENÇÃO: Antes de iniciar a atualização remova o cartão de memória e faça backup dos arquivos da memória interna e de seus contatos e mensagens, pois tudo é apagado.

Mais informações e perguntas frequentes em: http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/download-de-software/device-software-update-o1/perguntas-mais-frequentes

67 comentários:

  1. Boa dica.
    Pena eu só uar o messanger em casa.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  2. As atualizações são muito necessárias.
    O N97 é um ótimo exemplo, um aparelho fodastico mas que veio com problemas com a gravação de video e com a camera a qualidade era inferior a do n95. Com a atualização ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Fiz tudo certinho como está escrito, mas o nsu não está encontrando nenhuma atualização disponivel.
    Como encontra as atualizações?

    ResponderExcluir
  4. @Vido

    Isto significa que sua operadora ainda não liberou a atualização para o seu aparelho.
    Ou o seu aparelho ja está com a ultima versão.

    ResponderExcluir
  5. Tem como atualizar usando bluetooth ao invez do cabo usb?

    ResponderExcluir
  6. @Victor amaral

    Não, pois a atualização requer uma conexão segura entre o computador e o seu celular.
    O Bluetooth não é uma conexão segura pois ela é lenta e instável, o que pode desconectar o celular do computador e danificar seu aparelho.
    A USB é a mais confiavel.

    ResponderExcluir
  7. Eu não aconselho atualizar software nenhum da nokia. É como se vc estivesse atualizando a bios do computador, pois essa atualização é extremamente perigosa para ambos de se fazer.. qualquer qualquer erro pode inutilizar os dois!
    Eu digo isso como esperiência propria, pois ja atualizei um nokia 5800 que eu tinha e no finalzinho o cel travou e começou a reiniciar sozinho.
    Como sou rico apenas peguei meu cel e joguei na parede só para ver que merda tinha dentro... depois comprei um n900 da nokia e nunca mais quero saber de atualizar porra nenhuma!! Atualizar pra que?? se ta funcionando direito!!

    ResponderExcluir
  8. queria saber depois de instaladoo
    como ele é salvo no pc?
    que nome?

    ResponderExcluir
  9. @Anônimo

    Olá,

    você deve baixar o Nokia Software Updater em seu computador e depois instalar em seu computador.
    Depois basta conectar seu celular ao computador e seguir as instruções do programa até terminar a atualização!

    Qualquer dúvida é só passar aqui!

    OBS: na próxima pergunta insira um nome, obrigado.

    ResponderExcluir
  10. deppois que eu istalei
    Sumiu aqui tudoo é so desconectar q eu consigo ver no celular?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. @Stefani

    Como assim? não entendi muito sua pergunta, você poderia explicar detalhadamente?

    ResponderExcluir
  12. me expressei errado!!
    Deppoiss de instaladoo o programa em meu telefone
    eu consigo ver ele no telefone?

    ResponderExcluir
  13. @Stefani

    você está se referindo a atualização do software?
    Se sim, não é necessario instalar nada no telefone, você deve instalar o programa no computador (nokia software updater).
    Mas só atualize seu aparelho se ele estiver apresentando problemas, pois é um processo que oferece riscos!

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  14. Jha estou instalando o doftware
    em meu aparelhoo..
    ele esta mto ruin..
    eu paasso as fotos do pc para o cel e não consigo ver..Fotos musicas..
    Tudoo

    ResponderExcluir
  15. @Stefani

    Então siga atentamente as instruções deste post, seu aparelho vai ficar Show!

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  16. Jah esta en andamentoo o aplicativo..
    Espero msm..
    Mais demora mto msm p passar p o tel?
    Pq aqui jah faz 30 minutos ii nada ainda..

    ResponderExcluir
  17. @Stefani

    Sim, ele geralmente demora bastante.

    Mas JAMAIS desconecte seu celular do computador antes de concluir!

    ResponderExcluir
  18. Esta acontecendo uma coisa mta estranhaa
    meu caboo logo que esta quase concluindo
    ele desconecta sozinhoo é normal? ai não consigo finalizar o preocedimento tenho que fazer tudo novamente!!
    sera que pode acontecer algo com meu aparelho?

    ResponderExcluir
  19. @Stefani

    Lembre-se! você deve conectar seu aparelho no modo: PC Suite, e na hora da atualização você deve pausar ou finalizar seu anti virus, pois alguns bloqueiam a atualização.

    ResponderExcluir
  20. E qdo eu começoo novamente ele volta a etapa que parou!! a Tres
    Sera que pode acontecer algo com meu tel?

    ResponderExcluir
  21. Depois que concluiu eu consigo ver o aplicativo em meu telefone?
    Se sim, Onde?

    ResponderExcluir
  22. @Stefani

    Sim, é um processo arriscado, se não estiver conseguindo, leve a uma assistencia que eles fazerm.

    ResponderExcluir
  23. @Stefani

    Acontece, que a atualização não é um aplicativo, ele atualiza o sistema do aparelho.

    ResponderExcluir
  24. è normal depois de concluido o aparelho reiniciar sozinho conectado ao USB?
    Estou com medo de meu aparelho zuar..

    ResponderExcluir
  25. Não tem como eu notar algo de diferente?
    com o software istalado?

    ResponderExcluir
  26. @Stefani

    Para não acontecer de o aparelho desligar durante a atualização a bateria deve estar bem carregada, ela não pode acabar durante a atualização!
    E jamais desconecte o aparelho do computador, mas é normal que durante a atualização a tela apague ou fique branca ou o aparelho reinicie.

    ResponderExcluir
  27. @Stefani

    Sim, depois de atualizar seu aparelho vai ficar mais rápido e estável, alguns "bugs" são corrigidos.

    ResponderExcluir
  28. @Stefani

    Você conseguiu atualizar?

    Qual é o seu problema?

    ResponderExcluir
  29. Ain, toh chatiada..continua a msm coisa abrir as minahs fotos agora apareceu 15 fotos da msm..

    ResponderExcluir
  30. è normal eu continuar abrindo o gerenciador de arquivos -> Cartão de memoria -> e tudo estiver fechado ainda com uma "?"
    Ai eu abro da Tipo de aquivo não aceito

    ResponderExcluir
  31. @Stefani

    Depende, se você estiver tentando abrir um arquivo não aceito pelo aparelho, ele não abre mesmo.
    Experimente acessar pela galeria do aparelho.

    ResponderExcluir
  32. Ain André me desculpa..não te falei meu problema ..eu entrei noa comunidade.. e disse o que houve com meu aparelho..Nokia 5530
    qdo eu passo fotos,musicas do pc para o Telefone eu não consigo visualizar no telefone..
    Ai qdo aparece aparece 1 fotos so ii 15 vezes a msm..
    Toh super chatiada..não sei mais o que faço
    Ai resolvi baixar este Softwer mais parece q não adiantou de nada..
    e tbm qdo eu abro o cartão de memoria esta tudo blokiado!!

    ResponderExcluir
  33. @Stefani


    Formate seu aparelho, mas se você tiver arquivos importantes no aparelho, salve no PC por que vai apagar tudo!
    Para formatar digite em seu aparelho: *#7370#

    ResponderExcluir
  34. Jah fiz istoo tbm..jah formatei o cartão de memoria tbm!!

    ResponderExcluir
  35. @Stefani

    Para tranferir arquivos entre o celular e o PC use o Nokia PC Suite, depois de instalado em seu computador, arraste suas fotos, músicas, para cima da imagem do aparelho que será automaticamente copiado para o aparelho.

    ResponderExcluir
  36. Vc pode me ajudar eu tenho o PC Suite gravado aqui no meu Pc..
    como mexo nele..aparece meu telefone na tela ii do lado as funções como eu pego uma foto do Pc i coloco em imagens por ali?

    ResponderExcluir
  37. @Stefani

    Você deve achar uma foto computador clicar nela e arrastar para cima da janela do PC Suite, solte em cima da imagem do seu celular (um celularzinho desenhado).
    Dai ele vai copiar para seu celular.

    ResponderExcluir
  38. @Stefani

    Então experimente conectar seu celular ao computador no modo: Transferencia de dados ou Armazenamento de arquivos.
    Assim, seu computador vai reconhecer seu celular como um pendrive, dai é só copiar e colar!

    ResponderExcluir
  39. Ai desculpa viu te encher viu..
    mais eu coloco neste modo e trava meu computador!!

    ResponderExcluir
  40. @Stefani

    Pode perguntar quanto quizer, fico feliz em ajudar!

    Mas agora acredito que o probelma esteja em seu computador!
    Experimente transferir arquivos com um outro computador, para ver se o problema é no seu.

    ResponderExcluir
  41. E é normal eu abrir o gerenciador de arquivos-> Cartão de memoria e esta tudo bloquiado com "?"

    ResponderExcluir
  42. @stefani

    Isto não é normal!

    Acredito que o seu cartão de memória está com problemas!
    Experimente formatar o cartão.

    gerenciador de arquivos > entra no cartao > opções > opçoes do cartao > formatar

    ResponderExcluir
  43. @Stefani

    Infelizmente seu aparelho parece estar com defeito, acione a garantia do mesmo.

    ResponderExcluir
  44. Jah fiz isso tbm..3x jah..
    achu q preciso comprar outro?
    ou trocar né ate pq ele é novo?

    ResponderExcluir
  45. É eu tentei passar pelo transferencia de arquivos..e qdo eu abro normal pela galeria n abre..e quando eu vou no cartão de memoria esta tudo bloquiado..
    e qdo eu abro no pc eu consigo visualizar normal..
    Vc acha que pode ser o cartão de memoria?
    ou o telefone msm..seria o caso de eu levar a uma assistencia tecnica da nokia?

    ResponderExcluir
  46. @Stefani

    Antes de levar na assistencia, teste um outro cartão de memória, se o problema persistir leve a assistencia.

    ResponderExcluir
  47. okay vc sabe onde tem uma assistencia tecnica aqui no taboão da serra?

    ResponderExcluir
  48. @Stefani

    Infelizmente eu não sei.
    Mas ligue para a Nokia e peça informação.
    Aqui você encontra o número: http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/fale-conosco

    ResponderExcluir
  49. obrigado querido..
    vou levar meu aparelho em uma assistencia tecnica!!!
    boa noite

    bjoss

    ResponderExcluir
  50. Meu NOKIA 5310 está travando o que fazer ?

    ResponderExcluir
  51. @Anônimo

    Olá, atualize o software do aparelho que o problema será resolvido.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  52. Unable to Find Device ..

    wtf ?

    ResponderExcluir
  53. Instalei o 'nokia software updater' e aparece a versão firmware 20.4.005 mas não consigo atualizar.. toda hora aparece a mensagem de que perdeu a conexão com o dispositivo, o celular desliga , aí o nokia updater manda seguir os passos remover USB, desligar o aparelho e liga-lo, colocar o USB e dar Ok ...
    Tentei pelo Ovi suite e tbem da mensagem de perda de conexão...
    isso é normal? o que estou fazendo errado?
    tks!

    ResponderExcluir
  54. @Paula

    Olá, isto está acontecendo por que seu anti vírus ou seu firewall estão bloqueando a atualização.
    Desative os mesmos para prosseguir.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  55. oi você poderia me informar se já existem atualizações para o nokia 5233?

    ResponderExcluir
  56. Como faço para abrir vídeos em mp4 no meu nokia 5230? eu já atualizei e não consigo abrir os vídeos que eu passo do pc.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  57. @Marcelo

    Olá, ainda não existem atualizações.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  58. @Flavio

    Olá, para abrir os vídeos eles devem estar na resolução: 320x240!
    Se a resolução for muito grande ele não vai abrir.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  59. Bom dia!! Parabéns pelo blog!!
    Até agora meu celular não travou, não reiniciou, não deu nenhum problema, e como não mexi muito, não notei problemas com audio, nem camera (apesar da qualidade ser péssima)... mas também pudera, comprei ele dia 11/06.
    Vi que existe uma atualização disponível, visto q meu aparelho está com o versão do firmware antiga. Pergunta:
    É realmente necessário fazer esta atualização no meu nokia ou posso deixar do jeito q está?

    Muito obrigada!!
    @mineirambucana

    ResponderExcluir
  60. Perdoe-me pela falha:
    Meu nokia é o 5530.
    ^^'

    ResponderExcluir
  61. @Priscila Bahiense

    Olá, se o seu aparelho não apresenta problemas, não atualize.
    Para sua segurança ;-)

    ResponderExcluir
  62. Comprei meu aparelho faz 2 dias!

    Hoje com as dicas aqui do blog, atualizei, Gps (ovi) e firmware do aparelho, atualizei por ele mesmo! Sem o pc, espéro que isso tenha resolvido meu problema de identificação com nomes dos contatos, que antes nao aparecia, mesmo tendo os contatos salvos na minha agenda..

    Vlw

    ResponderExcluir
  63. Oi Posso remover meu celular na atualização do firmware na parte da transferencia da atualização?

    ResponderExcluir