sexta-feira, 21 de maio de 2010

Raio X do Nokia N8, N900 e X6

Vou fazer um rápido "raio X” das principais funções dos smartphones, X6, N900 e N8 que no momento são os três tops da Nokia. Esses celulares possuem três perfis diferentes, o X6 se adapta melhor ao uso de mídia, o N900 se adapta a que quer desempenho e hardware de "gente grande", O N8 possui um hardware bem potente, mas ele é extremamente indicado para quem quer um celular de câmera espetacular. Vamos esmiuçar um pouco as características que fazem esses celulares possuírem esses perfis e trabalhar com as informações que possuímos no momento sobre o N8.

HARDWARE
Vamos comparar a parte mais importante de um smartphone que se preze. A parte que dita o desempenho dele realizando as funções a qual são propostas. O X6 dentre todos é o de hardware mais fraco, ele possui um processador ARM 11 434 MHZ, nada diferente de celulares bem mais baratos como o 5530, 5230 que possuem o mesmo processador. O intermediário vai para o N900 que possui um ARM Cortex-A8 de 600 MHz com placa aceleradora gráfica 3D. No topo vem o N8 que possui um processador com arquitetura ARM (desconhecido) de 680 MHz. Quanto à memória RAM há um empate com o N8 e o N900, que possuem 256 MB, vindo por último o X6 que possui apenas 128 MB. Sobressaindo-se ao final o hardware do N8 por possuir um processador mais potente.



CÂMERA
No quesito câmera o X6 fica em empate com o N900, os dois possuem uma câmera 5MPX, flash de leds duplos e lentes CARL ZEISS, o N8 fica totalmente na frente com uma câmera de 12 MPX, flash de XENON e lentes CARL ZEISS.



SISTEMA OPERACIONAL
Este é um item um pouco difícil de opinar, pois todo sistema operacional têm pontos fortes e fracos. O MAEMO do N900 traz grandes perspectivas de grandes aplicativos, pois além do hardware super potente do N900 que o favorece, possui uma interface limpa, mas muito completa com grandes possibilidades a serem exploradas e traz como ponto negativo o pequeno desenvolvimento de aplicativos até o momento. O velho conhecido S60 5th do X6 tem em vantagem aos outros a grande quantidade de aplicativos já disponíveis para uso imediato. O Symbian^3 do N8 não pôde ainda ser testado, mas o que dá pra sentir é que ele é apenas uma releitura do velho Symbian. Observando bem os três prefiro o MAEMO que ganha em interface e é o mais promissor de todos e prevejo um grande futuro para ele.



CONECTIVIDADE
Todos eles têm em comum o wi-fi, saída para TV, 3G, mas o N8 sai na frente e ganha novamente pela sua entrada HDMI, primeiro celular da Nokia com esse recurso.

VISOR
A tela do X6 é a menor dos três, tem 3.2 polegadas e possui a menor resolução junto com a do N8, 640x360 que possui um visor capacitivo e multi touch com AMOLED. Quanto ao N900 mesmo sem possuir touch capacitivo possui a maior tela, 3,5 polegadas empatado com a do N8 e a maior resolução que é de x480 pixels. Ao final deduzi-se que o N8 mesmo possuindo a resolução inferior ganha nos demais itens e passa à frente ganhando também no quesito visor.
Concluímos então que o celular vencedor na maioria dos quesitos foi o N8 com vitória em quatro dos cinco quesitos. Vamos aguardar o lançamento do N8, para realizarmos um raio “X” mais detalhado, pois só pudemos analisar itens sobre o qual possuíamos totais informações.

Claudenor de Albuquerque-Nokia Guru

32 comentários:

  1. Muito bom, N8 sonho de consumo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado cara!!! Vlw pelo elogio...sempre que puder visita para ver meus posts dia de sexta

    ResponderExcluir
  3. Nossa, se a resolução do N8 fosse maior eu ja reservava um dindin agora.Olha que a do 5530 ja é boa, 640x360.

    ResponderExcluir
  4. é bom reservar 2500 reais, que é o preço que ele vai chegar ao Brasil...

    ResponderExcluir
  5. vlw aew André...vc é que é o cara!! huahuahua

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Claudenor seu texto foi bem esclarecedor e tirou umas duvidas q eu tava e me fez decidi qual celular comprar, como faço p/ ver ou seus outros posts?

    ResponderExcluir
  7. Tenho mais 2 posts além desse...O despertar de um gigante...http://vivaaconexao.blogspot.com/2010/05/o-despertar-de-um-gigante.html
    E o Dicas de como acessar o Wi-Fi sem medo da conexão com a operadora...http://vivaaconexao.blogspot.com/2010/05/dicas-de-como-acessar-o-wi-fi-sem-medo.html

    ResponderExcluir
  8. @Ana

    Se tiver dúvidas com seu Nokia pode perguntar aqui!

    ResponderExcluir
  9. tem esse tb...A face obscura dos avanços tecnológicos e seus efeitos...http://vivaaconexao.blogspot.com/2010/05/face-obscura-dos-avancos-tecnologicos-e.html
    E acompanhe os meus posts td sexta...

    ResponderExcluir
  10. Andre. nao consigo tirar o cartão de memoria.

    ResponderExcluir
  11. Andre. nao consigo tirar o cartão de memoria.

    ResponderExcluir
  12. Andre. nao consigo tirar o cartão de memoria.

    ResponderExcluir
  13. @Andinho

    Favor informe o modelo do seu aparelho.

    ResponderExcluir
  14. Andre. nao consigo tirar o cartão de memoria.

    ResponderExcluir
  15. Andre. nao consigo tirar o cartão de memoria.

    ResponderExcluir
  16. @Andinho

    Favor informe o modelo do seu aparelho!

    ResponderExcluir
  17. @Andinho

    Olá,

    basta abrir a tampinha que fica na lateral do aparelho e apertar o cartão, ele vai se soltar.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  18. Andre, eu fiz isso
    eu aperto o cartão depois ele se solta
    mais fica tavado n sai mais,

    ResponderExcluir
  19. @Andinho

    Quando você apertar o cartão e ele der um estalo (click) é por que você já pode puxar.
    Puxe com força (mas nem tanto) que ele sai.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  20. André, ele faz(click) mais depois ele n sai mais
    fica só com a ponta do cartão pra fara

    ResponderExcluir
  21. @Andinho

    faça movimentos laterais e vá puxando (com força)
    Ele sai!

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  22. vou ver aki. já aconteceu isso com algu outro aparelho ?

    ResponderExcluir
  23. @Andinho

    Sim, é normal acontecer com alguns modelos, mas basta tirar com "jeitinho" que ele sai.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  24. André, muito obrigado.
    conseguir tirar. vlw aê

    ResponderExcluir
  25. Meu cartao de memoria ta pedindo senha e nao nao ativei nada e nem sei a senha

    ResponderExcluir
  26. @Rafael

    Experimente formatar seu cartão com o auxilio de um computador.
    Se isto não resolver, não há o que fazer, seu cartão está estragado.

    Qualquer dúvida, estou a sua disposição!

    ResponderExcluir
  27. Tenho muitas dúvidas a respeito do N8 e do N900. Realmente o N8 tem um hardware de respeito, mas o Symbian 3 é uma incógnita. Quanto ao N900, só resta saber se ele terá um número maior de aplicativos... E ao que parece não rodará o MEEGO. Mas tudo bem, pelo menos os hackers conseguiram fazer dual boot nele, sendo possível rodar o ANDROID. Quero ver se rodam o 2.2 FROYO. Daí vai ser show de bola. Por falar em bola, a NOKIA anda pisando nela, porque demora muito pra lançar aparelhos no Brasil. Por exemplo, o N900. Faz um tempão que tem em outros países e aqui, depois de um ano e meio vai ser lançado, sabe Deus quando, ao mesmo tempo em que tem o N8 saindo do forno... Que coisa! Eu gosto muito do meu N95-8GB, mas quero um celular touch. Realmente fico em dúvida entre o N8 e o N900. Alguma sugestão?
    Outra bola fora da NOKIA foi demorar muito pra fazer telas capacitivas. O N900 tem tela resistiva mas parece que é boa, bem responsiva. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  28. Com certeza a tela do N900 é superor as outras telas resistivas feitas pela Nokia, não é tao sensível quanto à capacitiva, mas é muito boa...quanto ao fat da demora do N900 concordo que pdoeriam realmente tê-lo lançado mais cedo.
    Quantos aos aplicativos creio que se a Nokia lançar mais smartphones com o MAEMO os programadores criarão mais aplicativos sim, pois tem medo de desenvolver aplicativos e a Nokia abandonar o projeto.

    ResponderExcluir
  29. EU TENHO UM N900 ELE É MUITO BOM.

    ResponderExcluir